150 anos da festa de Santa Águeda

Marcelo Oliveira Nascimento

Como já bastante divulgado, a devoção a Santa Águeda, ou Santa Ágata (variação possível para o mesmo nome), chegou a Pesqueira em fins de 1852. Quando o operoso Frei Caetano de Messina esteve na região na prática de sua vida missionária, instalou-se em Cimbres, onde ficou por mais de 40 dias e, dentre várias ações, cuidou de reunir verba, mão de obra e, também, boa vontade, para restaurar a igreja matriz de Nossa Senhora das Montanhas. Vale lembrar que àquela altura o templo estava em péssimo estado de conservação, situação que se arrastava pelo menos desde 1836. Esse foi um dos motivos inclusive que motivou a perda da sede do termo (o que corresponde hoje a município) para o distrito da paz de Pesqueira, que permanece até hoje como sede municipal. Há mais de um relato sobre o cenário que se encontrava naquela época, um deles fala que a parede sul da nave do templo estava correndo risco de desabar e esse foi um dos motivos pelo qual a matriz foi destelhada para evitar que o teto viesse abaixo por desmoronamento.


No dia 26 de dezembro o capuchinho dá por encerrado seu trabalho na antiga vila, deixando a igreja quase concluída, restando apenas alguns detalhes de acabamento. No dia seguinte, logo cedo, ele desceu para Pesqueira, lugar que ele ousou trocar de nome para Santa Águeda de Pesqueira, uma mudança que o tempo malogrou, vencida pela lei do menor esforço. Na sede do município, sua maior marca foi o início da construção da futura matriz de Santa Águeda, que, àquela altura, contava apenas com a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, pequena em tamanho, mas gigante em tradição, cujo patrimônio foi pilar para o crescimento da povoação a partir de 1822. Frei Caetano encontrou uma vila bastante adianta, em franco progresso, com boas construções e com uma praça que já se desenhava, praça essa que corresponde à atual Dom José Lopes, local exato onde seria sentada pelo religioso a pedra fundamental do templo que teria Santa Águeda por orago. A obra, como já é sabido, se arrastaria até 1889,19 após a criação da paróquia. E quem serviria de matriz até ali seria justamente a pequena e antiga capela, que viveu certamente o auge de sua existência, sendo inclusive cenário das primeiras festas em honra à santa de Catânia.

Embora a paróquia de Santa Águeda tenha sido criada em 25 de julho de 1870, sua primeira festa só viria a ocorrer em 1873, quando pela primeira vez sua bandeira foi levantada. A respeito desse intervalo não conseguimos levantar informações com um mínimo de precisão, o próprio livro de tombo da freguesia só foi aberto vários anos depois. A impressão que se tem é que a freguesia passou a funcionar em 1871 apenas, pois foi a partir do começo deste ano que a documentação que faz referência direta às suas atividades começa a aparecer. Com isso, é possível deduzir que ela ainda estava em fase de organização entre 1870 e 1872, o que pode ter inviabilizado os festejos da padroeira naqueles primeiros dias de paróquia.

Até agora o que encontramos para validar a primeira edição da festa como tendo sido em 1873 é uma nota do Jornal do Recife de 24 de fevereiro de 1874, que diz:

No dia 27 de Janeiro, teve lugar o levantamento da bandeira de Santa Águeda, padroeira da freguezia, seguindo-se as novenas, e tendo lugar a festa no dia 8 deste mez; ha dous annos que a padroeira da freguezia tem a sua festa com a solemnidade que offerece o lugar.

Pela nota se infere que a festa, pelo menos naquele ano, teve início no dia 27 de janeiro e foi até o dia 8 de fevereiro e que aquela era a sua segunda edição, logo, a primeira deve ter ocorrido em 1873.

Embora não tenhamos informações que detalhem o evento, é possível que, com a festa, já tenha havido procissão com a imagem original de Santa Águeda, como é de tradição do catolicismo na região. Pesqueira, rica em tradições, anota mais essa data que vai na verdade além do catolicismo. Sendo a Igreja um dos pilares da formação e desenvolvimento do antigo município de Cimbres (hoje Pesqueira), este é, sobretudo, um grande marco histórico a ser registrado.