31 de agosto de 2014: Desejo que me façam uma festinha


Pe.Rafael Maria F. Da Silva, OSB.

Prezados Peregrinos de Nossa Senhora da Graça do Sitio Guarda,
Dia 31 de Agosto é a data da «festinha» pedida por Nossa Senhora no seu «Cantinho», o Sítio Guarda.
Completar-se-á os 78 anos das supostas aparições nesta data e que ainda, infelizmente, a Igreja não se posicionou sobre um fato tão inusitado e rico de espiritualidade. Mas nada de esmorecer, quem sabe isto acontece por falta do nosso entusiasmo e de vivência das mensagens da Virgem deixado naquele local. Observa-se um desconhecer por completo do que Nossa Senhora pediu ali, ao qual o seu pedido é conforme os ditames do Evangelho e mandamentos da Igreja.

Imagem: http://aparicoes.leiame.net
A maior festa que poderemos fazer a Nossa Senhora é ir ao seu encontro com um coração desejoso de conversão e reparação aos Corações de Jesus e Maria por tantas ingratidões de nossa parte.
Sugiro que, antes de fazer a sua Peregrinação, se prepare com uma Novena ou Tríduo a este encontro com Maria, aproximando-se do Sacramento da Reconciliação. Nas nossas peregrinações anteriores foi disponibilizado um «Manual do Peregrino do Sítio Guarda» justamente para ajudar e facilitar estes momentos de espiritualidade e catequese à luz das mensagens de Nossa Senhora em Pesqueira.
Tudo leva a crer que o conteúdo do que Maria de Nazaré disse no Sítio Guarda merece um aprofundamento e estudo sério para o bem espiritual do povo de Deus. Para isto é preciso que, os devotos se empenhem em estimular a quem de direito a uma investigação séria e eficaz. Observa-se muita superficialidade no peregrinar e nada de concreto… Grupos separados e independentes sem sinais de busca por uma verdade dos fatos de 1936.
Ora, a devoção mariana por vezes cai em torpor e apatia justamente por que, os fiéis estão soltos e abandonados ao seu próprio destino e dai se cai em demonstrações de fé exagerada e infrutífera.
Sem fazer competição de fé, mas irmanados em um só desejo de que o Evangelho de Cristo seja a luz para os homens e mulheres de boa vontade vamos nos unir, estudar e aprender o que a Virgem das Graças nos deixou no Sítio Guarda a 78 anos. Perdoar o passado e viver com entusiamo o presente. Nós merecemos isto, a Igreja merece isto e o povo de Deus merece isto.
Aqui fica uma pergunta: O que faremos para os «80 anos» destas supostas aparições em 2016? Ficaremos na inércia ou tapar os olhos com a peneira, com atitudes de supostas práticas das mensagens que nem as conhecemos em concreto? Cristo, Nossa Senhora e a Igreja merecem o melhor!

Vamos nos mobilizar para que, os acontecimentos de 1936 sejam um verdadeiro marco de vida ativa com o Evangelho e que as graças recebidas ali pela intercessão da Virgem Medianeira da Graça sejam mais divulgadas em benefícios de muitas almas sedentas de Deus.




Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.