Associação dos Reservistas de Pesqueira promove exposição fotográfica

No último fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, na XXIII Festa dos Ex-alunos, o pessoal da Associação dos Reservistas de Pesqueira montou uma exposição com fotos antigas da cidade. Fomos convidados oficialmente a participar com a divulgação do site e do primeiro volume do Pesqueira Histórica (do qual os últimos exemplares disponíveis foram esgotados).
A exposição foi inquestionavelmente um sucesso. Ficou claro não só pelo grande número de visitantes mas também pela expressão estampada no rosto de cada um ao por os olhos nas antigas imagens. Pela idade das fotografias, a maioria das pessoas mirava um passado não vivido, mas bastante revelador, onde figurava uma Pesqueira desconhecida, bastante diferente da atual. Para estes era um olhar de descoberta. Para outros, os mais vividos, era um olhar de reencontro com uma Pesqueira da infância ou da juventude, que foi de certa forma deformada pelo tempo.
O evento foi a prova de que o passado consegue encantar qualquer pessoa independente da idade. O que faltava era dar esse encanto aos pesqueirenses, o que o pessoal da ARP fez de forma brilhante. As fotos foram bem escolhidas, abordando diversos temas e épocas; e bem apresentadas, com legendas explicando o motivo retratado e a data. Todo o trabalho foi feito com o esforço particular dos membros da Associação, que se encarregaram de buscar as fotos em arquivos pessoais, identificá-las, copiá-las e prepará-las para ficarem apresentáveis. Quem esteve lá pôde comprovar que o resultado ficou excelente.
O Pesqueira Histórica fica muito grato pela oportunidade de participar deste momento e parabeniza a equipe da Associação dos Reservistas de Pesqueira pela coragem e pela dedicação à sua missão. Parabéns especialmente, nesta ocasião, pelo evento promovido. Se a cidade pudesse falar com certeza estaria agora agradecendo emocionada pela bela demonstração de amor.
Marcelo Oliveira do Nascimento.

Alguns momentos do evento (clique nas imagens para ampliar):


Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.