A História de Cordel de José Evangelista

Confesso que não conhecia o trabalho do cordelista pesqueirense José Evangelista. Apenas recentemente fiquei sabendo de sua obra, que é vasta e aborda temas variados. No entanto, há uma edição em especial que fala da história de Pesqueira. A novidade é o formato em si, nossa história contada por outro meio e com outra linguagem. O título é Pesqueira Terra da Graça, Terra do Doce e da Renda.
Capa da obra
Evidentemente não podemos dar detalhes diretos do texto, já que se trata de um trabalho de natureza artística – que deve ser lido e apreciado –, mas podemos dizer que José Evangelista conta histórias que cobrem vários períodos: a fundação de Cimbres, a fundação da fazenda Poço do Pesqueiro, a instalação da diocese, etc. As personalidades citadas também são muitas e vão de Manuel José de Siqueira e Dom José Lopes a nomes mais recentes como Luciano Veloso, Paulo Diniz e Chicão Xukuru. Há ainda nomes populares como João Catrevage e outros. E não só personalidades, mas também estão presentes na obra a natureza, a paisagem e os movimentos populares.
        
Para quem acha que o cordel foi esquecido, está aí João Evangelista para provar, com competência, o contrário. Além do contato com essa forma de arte, o que não tem preço, esta é a chance de ver a história de Pesqueira de outra forma, vê-la pelos olhos de um artista.
Oliveira do Nascimento
MyFreeCopyright.com Registered & Protected Licença Creative Commons

Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.