A História de Cordel de José Evangelista
Confesso que não conhecia o trabalho do cordelista pesqueirense José Evangelista. Apenas recentemente fiquei sabendo de sua obra, que é vasta e aborda temas variados. No entanto, há uma edição em especial que fala da história de Pesqueira. A novidade é o formato em si, nossa história contada por outro meio e com outra linguagem. O título é Pesqueira Terra da Graça, Terra do Doce e da Renda.
Capa da obra |
Evidentemente não podemos dar detalhes diretos do texto, já que se trata de um trabalho de natureza artística – que deve ser lido e apreciado –, mas podemos dizer que José Evangelista conta histórias que cobrem vários períodos: a fundação de Cimbres, a fundação da fazenda Poço do Pesqueiro, a instalação da diocese, etc. As personalidades citadas também são muitas e vão de Manuel José de Siqueira e Dom José Lopes a nomes mais recentes como Luciano Veloso, Paulo Diniz e Chicão Xukuru. Há ainda nomes populares como João Catrevage e outros. E não só personalidades, mas também estão presentes na obra a natureza, a paisagem e os movimentos populares.
Para quem acha que o cordel foi esquecido, está aí João Evangelista para provar, com competência, o contrário. Além do contato com essa forma de arte, o que não tem preço, esta é a chance de ver a história de Pesqueira de outra forma, vê-la pelos olhos de um artista.
Oliveira do Nascimento
Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.
'Aos leitores' Quando o senhor autor, falou que e dificio ter relatos de novas historias, esta se referindo a falta de ajuda (alguem quetire as fotos e va atras dos fatos)ou as pessoas não querem contar sua historias?
Quais pessoas o ajudam atualmente.
Se vc osda valor, então vc e valioso.
Meus parabens! pelo site, o que vc esta fazendo e alimentando a população de conhecimento,continue assim…
(Professor c.)
Professor C., obrigado por sua visita ao site e pelo seu comentário.
As maiores dificuldades são conseguir fotos antigas e livros. Sobre as fotos, os donos não têm interesse em cedê-las para digitalização, por medo de perdê-las ou até mesmo de não serem creditados quando do uso delas. Sobre os livros, faz anos que venho tentando encontrar em sebos, etc. Já consegui muitos, mas ainda faltam muito também.
Faz pelo menos uns 15 anos que venho estudando e pesquisando sozinho. Só recentemente passei a contar com a ajuda de duas pessoas: Pe. Eduardo Valença (que me arrumou muito material e tem me passado muita informação sobre história e arquitetura) e José Florêncio Neto, fundador do Instituto Histórico de Pesqueira (hoje desativado).
O site não tem fins comercias, nenhum patrocínio, faço apenas para tentar manter viva a história de Pesqueira.
Ola sou eu novamente (Professor c.), Oliveira do Nascimento, quero novamente parabenizalo, por 'Fábrica Peixe no Começo do Século XX' esta axelente.
E tambem por sua atenção aos comentarios, agradeço.
A estou ancioso pela proxima.