Feira de Pesqueira e Capela em Velha Fotografia

Eis uma grande e importante descoberta para nossa história. Trata-se de uma das mais antigas imagens de Pesqueira, na qual aparece a feira no largo da matriz. Provavelmente esta é sua foto mais antiga e consta no Álbum de Pernambuco, que foi publicado em 1913. A mesma foi digitalizada por mim do exemplar original cedido gentilmente por José Florêncio Neto.

Feira de Pesqueira em antiga fotografia. Clicar na imagem para ampliar.

A data da imagem é provavelmente 1908 ou 1909. As evidências para esta afirmação são as seguintes:
  1. No mesmo álbum citado, consta uma fotografia da Fábrica Rosa, de quando a reforma feita na fachada em 1910 ainda não havia ocorrido;
  2. Consta ainda uma outra fotografia, esta da Fábrica Peixe, onde se vê o convento já construído (o que seu deu em 1908) e NÃO se vê os trilhos do bonde na rua, transporte que teve sua ultima fase de implantação em 1911, quando passou a transportar também passageiros (ver WILSON, Luís. Ararobá, Lendária e Eterna. Pesqueira, 1980);
  3. Na própria foto da feira NÃO se vê os trilhos do bonde, que passavam ao lado da igreja matriz.

Evidentemente cinema O Ideal de seu Tito Rego ainda não existia, pois o mesmo foi aberto em 1914. Na foto pode-se ver o prédio original, sem a reforma feita por ele (na rua de baixo, de quatro portas escuras, na esquina).

É interessante observar que a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, naquela época, ainda não havia passado pela reforma, que só ocorreria em 1919/1920. Ela aparece à direita do observador, no fim da rua. Pode-se ver logo acima da cumeeira do seu telhado as duas janelas do sobrado que, com a mesma reforma, tornou-se a sede da Diocese de Pesqueira. Estas duas janelas ainda hoje existem na construção. Embora  a igrejinha apareça em grande parte encoberta, dá para ter uma visão parcial do oitão no qual ficava o seu cemitério interno, o primeiro de Pesqueira. Dá para perceber também que, como falava o Pe. Frederico Maciel (ver Ubassagas, 1982), ela avançava no alinhamento da rua. Essa informação já havia me sido confirmada pelo Pe. Eduardo Valença, que fez um esboço demonstrando a situação.

Foto posterior à reforma. Clique para ampliar.

Por esta fotografia, o Pe. Eduardo Valença também constatou que a altura da capela ainda é a mesma da original. Realmente, olhando-se foto posterior, da mesma perspectiva, percebe-se que o telhado alcança a mesma altura que alcançava antes da reforma feita por Dom José Lopes. Fica fácil perceber se compararmos o telhado da capela e as janelas do sobrado nas duas fotos. Esse fato pode confirmar também que a obra do bispo foi mesmo uma reforma e não uma reconstrução, como falam alguns. As paredes que existem hoje devem ser ainda as originais e não outras construídas, tendo sido demolidas apenas as do cemitério lateral.
O original da foto é raríssimo. Até pouco tempo eu pessoalmente nem sabia que a mesma existia. A qualidade da impressão no Álbum de Pernambuco é péssima, sem a mínima definição. O acesso à fotografia original seria importantíssimo para remontar a história da capela, que só aparece em mais uma foto conhecida, sendo esta mais antiga ainda que a outra.
São achados como esse que me fazem continuar motivado a pesquisar e a divulgar meu material. Não perco as esperanças de que um dia venha a noticiar que encontramos a foto original e que enfim pudemos reconstituir a histórica capela da Fazenda Poço Pesqueiro.
Por Oliveira do Nascimento.

OBS: Para ampliar as imagens, clique nas mesmas.

MyFreeCopyright.com Registered & Protected Licença Creative Commons

Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.